Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Pessoal > Servidores > Fábio Furlan Gama

Fábio Furlan Gama | Tecnologista Senior III

Doutorado: Sensoriamento Remoto, INPE, 2007
Mestrado: Sensoriamento Remoto, INPE, 1996
Graduação: Engenheiro Eletrônico, UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba, 1985

Linhas de Pesquisa: Processamento de Imagens, Modelagem Ambiental

Lattes: lattes.cnpq.br/8878442330474257

Email: 

Prédio: SERE II, piso superior
Sala: 69
Telefone: (12) 3208 6517

Graduado em Engenharia Elétrico-Eletrônica pela Fundação Valeparaibana de Ensino (1986), mestrado (1996) e doutorado (2007) em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.


Trabalha no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 1979, onde exerceu atividades de desenvolvimento de sistemas para estações de coleta dados meteorológicos, bem como de aquisição de dados de satélites meteorológicos TIROS-NOAA no Grupo de Instrumentação Meteorológica (GIM-INPE) até 1984.
Ingressou na Divisão de Processamento de Imagens (DPI-INPE) em 1984, onde trabalhou no projeto SITIM – Sistema de Tratamento de Imagens, e no desenvolvimento de um sistema de aquisição e correção de imagens para o projeto RADIM – Radar Imageador, um radar aerotransportado de abertura real doado pela Agencia Espacial Alemã – DLR para o INPE.


Trabalhou na área de aplicação da interferometria e polarimetria SAR (Synthetic Aperture Radar) para estimativa de parâmetros biofísicos da vegetação nativa e plantada, e para o mapeamento do uso e cobertura da terra (LULC) na Amazônia utilizando dados de radares orbitais. Integrou o grupo de coordenadores do projeto de mapeamento plani-altimétrico por radar interferométrico aerotransportado (AES-1, banda X), para planejamento das obras de construção dos canais da Transposição do Rio São Francisco (1996-1998).


Coordenou o projeto de desenvolvimento de um sistema de processamento SAR em tempo real (PROSAR-Finep) para o radar aerotransportado OrbiSAR-1, com financiamento da FINEP (2007-2010). Participou no projeto temático desenvolvido com recursos FAPESP e Mineradora VALE S.A. (FAPESP 10/51267-9), para a avaliação da técnica A-DInSAR (Advanced-Differential Interferometric SAR) com dados do satélite TerraSAR-X, para o monitoramento de deformações de taludes de cavas de explotação, de pilhas de estéril e da infraestrutura geral, em minas ativas de Ferro e Manganês à céu aberto em Carajás/PA (2010-2015).


Tem desenvolvido pesquisas de aplicação de uso das técnicas de Interferometria Diferencial SAR para monitoramento de deslocamento de superfície, em áreas de mineração a céu aberto e suas estruturas, como nas barragens de rejeitos minerais de ferro de Fundão (Mariana-MG) e de Córrego de Feijão (Brumadinho-MG) utilizando diferentes dados de satélites radar.


Atua também como professor e orientador no curso de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto do INPE (PGSER) na área de Observação da Terra – (ID Lattes: 8878442330474257).