Metodologia de Pesquisa Científica

Home
Ementa

Aulas

Referencias

Trabalhos

Tópicos do Curso

1. Para que se faz Pesquisa?

O ciclo de vida da pesquisa. Tipos de pesquisa: básica, aplicada, experimental. Características específicas do Sensoriamento Remoto e Geoinformação.

2. Conjecturas e Refutações: As Bases do Método Científico

O que é o método científico? Como a ciência avança? Como o método científico se reflete na estrutura dos artigos científicos e das teses? .

3. Como se faz uma tese?
O que é uma Tese de Doutorado? O que é uma Dissertação de Mestrado? Porque fazer uma Tese? Como NÃO fazer uma Tese? Atitude de Pesquisador. Tipos de Tese e Dissertação.  O que toda tese deveria ter e a maioria não tem? Como Gerenciar seu Orientador.

4. Planejamento de Pesquisa: Fazer Perguntas, Encontrar Respostas

Dos tópicos às questões: de um interesse a um tópico geral, e deste para uma questão relevante. Das questões aos problemas: como encontrar um problema de pesquisa. Das questões às fontes.  As fontes do conhecimento científico. Como selecionar o material relevante. Mapeando os grupos de pesquisa internacionais. Como demonstrar seu conhecimento do campo de pesquisa.   (Referência:  "The Craft of Research", cap. 3-6).

5.  O Desenvolvimento da Argumentação

Como construir bons argumentos. A relação entre hipóteses e evidências. Como oferecer evidências confiáveis. Garantias: as bases de nossas crenças. Como qualificar os argumentos. O problema da validação das hipóteses. (Referência:  "The Craft of Research, cap. 7-10).

6.  A Produção do Conhecimento: Como Contar Sua História Claramente

Pensando como um leitor. Começando com um resumo geral. Princípio básico: o velho antes do novo. Como escrever introduções e conclusões. O processo de revisão do documento. (Referência:  "The Craft of Research", cap. 11-15).

7.  Produção de Documentos: Clareza, Precisão, Fluidez, Objetividade, Familiaridade

As qualidades de um documento. A necessidade de clareza. Familiaridade: usando analogias para comunicação eficiente. Precisão: como evitar afirmações ambíguas. Objetividade: concisão como virtude.  (Referência:  "The Craft of Scientific Writing", cap. 11-15).