Métodos, modelos e geoinformação para a gestão ambiental

Home

Relatórios

Artigos

Workshop

Equipe

Propostas de Projeto

Palestras

Teses

Software

Referências
 
 
 
Bem vindo à homepage do projeto de Estudos em Modelagem Ambiental no INPE. Este projeto é financiado pelo PPA (Plano PluriAnual) do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Programa de Ciência e Tecnologia para Gestão de Ecossistemas (PCTGE), parte da Secretaria de Políticas e Programas do MCT.

Aqui voce encontrará os relatórios do projeto (finais e parciais), bem como documentos associados. A ação de Modelagem Ambiental do PPA tem duração prevista para 4 anos (2000-2003), com recursos totais da ordem de R$ 1.500.000,00.

Estes estudos fazem parte do programa de P&D em Geoprocessamento do INPE, e estão associados ao desenvolvimento dos softwares SPRING e TerraLib.


O objetivo do projeto é auxiliar a formulação de políticas públicas sobre gestão ambiental, dentro do conceito de sustentabilidade, através de quatro vertentes de trabalho:

  1. Propor métodos quantitativos e modelos computacionais para representar as múltiplas dinâmicas das distintas sub-regiões do território brasileiro, que incluem:
  • a ocupação humana e os processos de mudança de uso da terra na Amazônia,
  • a relação homem-ambiente no Semi-Árido do Nordeste e
  • o gerenciamento de recursos hídricos, e;
  1. Desenvolver ferramentas de simulação e modelagem ambiental e software para bancos de dados georeferenciados.
  1. Contribuir na formação de recursos humanos nos níveis de Mestrado e Doutorado.
  1. Apoiar técnica e gerencialmente a constituição de uma Rede Cooperativa de Modelagem Ambiental, no âmbito dos institutos do MCT.


  • Proposição de um projeto cooperativo no âmbito da chamada "Institutos do Milênio" do CNPq. Esta proposta foi classificada em 18o. lugar entre mais de 200 submissões (set/2001).
  • Desenvolvimento da primeira versão da Terralib, biblioteca de software livre para construção de bancos de dados geográficos e de ambientes de modelagem ambiental.

MCT: Luiz Carlos Joels (joels@mct.gov.br), gerente do PCTGE
fone: +61-3178112

INPE: Antônio Miguel Monteiro (miguel@dpi.inpe.br), responsáveis pela ação
Gilberto Câmara (gilberto@dpi.inpe.br)

|fone: +12-345-6499 ou +12-345-6444