Introdução ao Sensoriamento Remoto de sistemas aquáticos: Princípios e aplicações




Cláudio C.F. Barbosa, Evlyn M.L.M. Novo, Vitor S. Martins



Sobre o livro


O livro "Introdução ao sensoriamento remoto de sistemas aquáticos: princípios e aplicações" é fruto de um esforço conjunto de seis autores, sob a liderança do Dr. Claudio Barbosa. Esse grupo é formado por membros do Laboratório de Instrumentação de Sistemas Aquáticos (www.dpi.inpe.br/labisa) localizado no INPE em São José dos Campos. O livro possui uma importância para o atual momento do sensoriamento remoto, pois novos programas de observação da terra estão surgindo para fortalecendo fortalecer as aplicações em águas interiores. Os estudos de dinâmica dos constituintes na água e o monitoramento contínuo dos sistemas aquáticos são cada vez mais explorados em trabalhos científicos. Nesse contexto, esse livro dedica-se em consolidar os conceitos do sensoriamento remoto em águas continentais. O leitor terá acesso aos princípios básicos da óptica hidrológica, instrumentação aquática, satélites e sensores orbitais, e exemplos de aplicações. Portanto, esse conteúdo é uma oportunidade para os novos usuários e profissionais com interesse no sensoriamento remoto de águas interiores.


Autores: Cláudio C.F Barbosa; Daniel S.F. Jorge; Evlyn M.L.M Novo; Felipe L. Lobo; Lino A.S de Carvalho; Vitor S. Martins

Main1 Image
Main2 Image

LabISA


O Laboratório de Instrumentação de Sistemas Aquáticos (LabISA) foi criado no final de 2013 por um grupo de pesquisadores das divisões de Sensoriamento Remoto (DSR) e de Processamento de Imagens (DPI) da Coordenação de Observação da Terra (OBT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ele foi motivado pelo aumento no número de estudos voltados à aplicações de sensoriamento remoto para estimativa de propriedades físicas, biológicas e químicas de águas continentais, por ganhos tecnológicos recentes e pela demanda crescente do uso racional da água doce. Dentro deste contexto, a OBT/INPE adquiriu um conjunto de equipamentos para realizar medidas óticas e limnológicas em ambientes aquácos. A principal atividade do laboratório é coleta de dados sobre propriedades óticas e limnológicas de águas interiores e costeiras para i) caracterização bio-ótica; ii) desenvolvimento de modelos bio-óticos; iii) validação de dados de sensores orbitais; iv) correção atmosférica de imagens de satélite para aplicação em estudos de águas interiores. Além da aquisição de dados bio-óticos, o LabISA busca também a capacitação continuada de profissionais visando ampliar as competências do grupo de pesquisa e fomentar o avanço de um campo ainda incipiente no país.