DPI - Divisão de Processamento de Imagens
Fale Conosco
:: Quinta-feira, 25 de Maio de 2017
English | Português
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Servidores


Tecnologista Senior III

Doutorado: Electronic Engineering and Control/Computer Science
Space Science Centre - The University of Sussex at Brighton, 1993

Mestrado: Computação Aplicada
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1989

Graduação: Engenharia Elétrica
Universidade Federal do Espírito santo - UFES , 1984

Linhas de Pesquisa: Ciência da Geoinformação, Engenharia de Sistemas

Lattes: lattes.cnpq.br/0654596992211296

Email: miguel@dpi.inpe.br

Prédio: SERE II, piso superior
Sala: 42
Ramal: 6513

Biografia: Antônio Miguel Vieira Monteiro é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espiríto Santo -UFES, turma de 1984, e tem seu Mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, e seu Doutorado em Engenharia Eletrônica e Controle/Ciência da Computação (Electronic Engineering and Control/Computer Science - EECS), obtido no Centro de Ciências Espacias (Space Science Centre) da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas ( School of Engineering and Applied Sciences ) da University de Sussex (The University of Sussex at Brighton) em outubro de 1993. Trabalha desde Abril de 1985 no INPE, na Divisão de Processamento de Imagens - DPI, em atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Geotecnologias em Estudos Urbanos, Bancos de Dados Geográficos e Engenharia de Sistemas Computacionais. Foi Chefe da Divisão de Processamento de Imagens do INPE (1999-2006).  Foi Gerente de Desenvolvimento do SPRING (1998-2000), que compõem o principal projeto tecnológico nacional de desenvolvimento de sistemas de Processamento de Imagens e Tratamento de Informações Geográficas, e que conta com mais de 78.000 usuários no Brasil e no Exterior. 

Foi Pesquisador Visitante do Laboratório de Aplicações Computacionais (LAC) do Departamento de Engenharia Elétrica(DEE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) [ Hoje LESC - Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação ] onde trabalhou como Gerente do Segmento Software Operativo do Subsistema Computador de Bordo - do projeto SACI - Satélite de Aplicações Científicas, o primeiro microsatélite brasileiro, uma colaboração INPE/UFC, em um projeto da AEB - Agência Espacial Brasileira (1995-1996). Neste mesmo período prestou assessoria técnica a FUNCEME - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos na área de Geoprocessamento em aplicações Ambientais. No período de Abril de 1991 a outubro de 1993, concomitantemente ao desenvolvimento de seu doutorado foi desiganado o Engenheiro Responsável, representante do SSC - Centro de Ciências Espaciais (Space Science Centre) em Sussex no Time de Engenharia da Missão MARTE 94/96 (EEC-ELISMA Engineering Team - Projeto MARS 94/96 - ELISMA DWP - Etude Locale de l\'Ionosphère Supérieure de Mars - Digital Wave Processor ).

Na área acadêmica têm trabalhos nas áreas de ciência e engenharia da geoinformação e na área de sistemas críticos embarcados, em particular em aplicações espaciais e sistemas de coleta de dados, em colaboração direta com Heleno Castro do LESC. Já produziu 1 livro organizado com os parceiros e amigos, Gilberto Câmara, Marília Carvalho e Suzana Druck e editado pela EMBRAPA Cerrados, Análise Espacial de Dados Geográficos , 1 livro (on-line) Introdução a Ciência da Geoinformação , 22 artigos em periódicos e 52 em em congressos científicos nacionais e internacionais. Orientou 13 dissertações de mestrado, nos programas de Computação Aplicada e Sensoriamento Remoto do INPE e na Engenharia Elétrica da UFC, e 5 Teses de Doutorado no INPE e 1 em co-orientação na Geografia da USP. Foi professor visitante no mestrado em Engenharia Elétria da UFC e do Mestrado Institucional em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UFC. Atualmente, orienta 9 alunos em Doutoramento e 1 Mestrando e leciona 2 cursos na pós-graduação do INPE (Introdução ao Geoprocessamento e Análise Espacial) e a disciplina Geoprocessamento e Saúde: Problemas, Métodos e Aplicações em conjunto com o Dr. Carlos Roberto Veiga Kiffer, do Instituto Fleury de Ensino e Pesquisa, dentro do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

É consultor ad-hoc da FAPESP e CAPES. Juntamente com Gilberto Câmara e Aldaíza Sposati, coordenou o projeto FAPESP na área de políticas públicas. (Território e Desigualdades: Em Busca de uma Topografia Social das Cidades). Coordena a Rede SAUDAVEL, originária do Projeto SAUDAVEL - Sistema de Apoio Unificado para Detecção e Acompanhamento em Vigilância EpidemioLógica, que avalia os uso das Tecnologias da Informação Espacial no apoio ao Controle de Endemias. Miguel tem se dedicado a trabalhar com a construção de indicadores geográficamente sensíveis e a discutir o uso de geotecnologias e os métodos da análise espacial nos estudos de problemas urbanos e de saúde pública. Tem estudado as questões envolvidas na construção de medidas territoriais de desigualdades sociais e nos estudos de segregação socioespacial no espaço urbano. Atualmente é Gerente do Projeto TerraLib e Coordenador do Programa Institucional Espaço e Sociedade do INPE.

Miguel é também sub-coordenador do GT- População , Espaço e Ambiente da ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais, membro do CTC-Conselho Técnico-Científico do INPE e do CAE - Comitê Assessor Externo da Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA).
Links Relacionados