Ajuda  en Espanhol

A Divisão de Processamento de Imagens do INPE criou um banco de dados geográficos que contem várias informações relativas a queimadas, tais como: focos de calor dos mais variados satélites, imagens de vários satélites e com varios níveis de resolução, base cartográfica, dados meteorológicos, mapa de desmatamento, mapa das unidades de conservação etc...

Este banco fica armazenado nos servidores da DPI, geranciado pelo SGBD MySQL e sua consulta/visualização e´ feita usando a tecnologia TerraWeb/TerraLib/TerraPhp, via Internet. Para isso, não se faz necessário a utilização de nenhum programa específico ou "plug-ins", basta utilizar o seu navegador ( Internet Explorer 6.0, Netscape 7.0, Mozila e Opera). A estrutura dos dados também foi pensada para beneficiar a  visualização em ambientes onde a conexão com a Internet não apresenta grande velocidade.

Em Agosto/2009 este banco estava com aproximadamente 8.000.000 (oito milhões) de registros, ou seja, ja foram armazenados mais de 8.000.000 de focos de calor, o que representa o maior acervo de dados de pontos de queimadas disponível no Brasil (e talvez no mundo). Através desde site é possível resgatar focos de queimadas desde 01 Junho 1992 até o dia de hoje.

A visualização dos dados é feita de forma simples e interativa, possibilitando assim o acesso a qualquer tipo de usuário.

A seguir algumas dicas de como usar bem este serviço: RECOMENDAMOS configurar a resolução do monitor para 1024 x 768

a) Na tela de parâmetros:

Feito as restrições desejadas, clique em no Botão "Consultar" logo abaixo dos parametros para iniciar a Visualização.
  1. Político: Gráfico da distribuição do total de focos, no período escolhido, em cada por estado (caso nenhum estado tenha sido selecionado na restrição). Caso um estado tenha sido selecionado, o gráfico passa a informar a totalização dos focos em cada município deste estado.
  2. Satélite:  Gráfico da distribuição do total de focos detectados por cada um dos satélites acima, no período escolhido na restrição da data
  3. Mensal:  Gráfico da distribuição do total de focos em cada mes do período escolhido na restrição da data
  4. Semanal: Gráfico da distribuição do total de focos em cada semana do período escolhido na restrição da data
b) Na tela de visualização:


Na tela de visualização, logo abaixo do mapa,  é possível visualizar/exportar  a tabela de atributos dos focos selecionados na restrição de 4 formas:

E ainda ter acesso aos atributos de um foco específico, para isso, basta clicar sobre o mesmo, que seus atributos serão mostrados em um tela auxiliar.

A tabela de atrbutos, contém as seguites informações:

OBS: para alguns paises não dispomos da informação de Municipio/Estado/Regiao, Vegetaçao/Suscetibilidade e Dados Meteorolgogicos


Nota1: importar o .txt gerado no ArcView : para usar o .txt gerado no software ArcView, siga estes passos.

1) No ArcView, use Project - Add Table - escolha  Delimited Text(*.txt) no List of Type, aponte para o arquivo gerado do site e clique OK




2) Abra uma View e em vá para View - Add Event Theme. Escolha X: Long e  Y : Lat e clique OK




3) Para converter o tema em Shape, vá em Theme - Convert to Shapefile




Nota2: Problema Internet Explorer com McAfee - VirusScan Enterprise 8.0 : Detectamos um baixo desempenho na visualização do dados no BDQueimadas. Isso de deve um opção do VirusScan, chamada ScriptScan. para resolver este problema, execute o Virus Scan Console, use Tak - On Access Scan Properties, na aba Script Scan desabilite a opção como na fig abaixo.

tela do macfee  


Qualquer problema, dúvida ou sugestão, por favor, entre em contato: proarco@dpi.inpe.br