Para Executar o Registro semiautomático de imagens CBERS no SPRING

Veja sobre o Registro semiautomático de imagens CBERS no SPRING

O Módulo de registro semiautomático de imagens CBERS tem o objetivo de facilitar o registro de uma imagem CBERS utilizando uma imagem de referência. Para isso, é necessário a ativação de um Banco de Dados e de um Projeto que já possua uma imagem de referência.

O algoritmo implementado no módulo de registro semiautomático permite trabalhar com imagens CBERS ou com outras imagens que já apresentem, pelo menos, uma correção geométrica de sistema; no entanto, para obter um desempenho satisfatório, sugere-se trabalhar com os seguintes dados:

As etapas abaixo serão descritas utilizando os dados sugeridos acima. Caso utilize outros dados, veja sobre o Registro semiautomático de imagens CBERS no SPRING.

Para registrar uma imagem CBERS com o módulo de registro semiautomático:

 

Por default, os pontos de controle gerados na imagem registrada são de polinômio de 1º grau. Caso o usuário deseje visualizar os Erros de Ponto de Controle ou alterar o grau do polinômio, basta carregar a imagem SPG (criada no módulo de registro semiautomático) no módulo de Registro do SPRING.

* NOTA: No caso de o usuário já possuir uma imagem SPG criada anteriormente, basta selecioná-la e clicar no botão abrir "Abrir".

**NOTA: Por padrão, sugere-se utilizar para registro as imagens CBERS CCD bandas 2, 3 e 4. É possível utilizar uma banda individualmente desde que as características espectrais sejam compatíveis com a imagem de regerência.

 

Consulte também:

Veja sobre o Registro de Imagens no SPRING

Importação de Imagem para Projeto (georeferenciamento).

Mosaico de Planos de Informação.

Sequência Lógica para fazer o registro.

Sobre Imagem Digital.