Ortorretificação

Veja como executar uma Ortorretificação no SPRING.

A ortorretificação é um algoritmo de processamento de imagens que visa realizar uma série de correções geométricas 3D com o objetivo de alcançar o melhor aproveitamento da informação espacial obtida. Utilizando informações disponibilizadas pelos produtores das imagens (contidas no arquivo de RPCs) o algoritmo procura remover erros sistemáticos inerentes ao processo causadas pela plataforma, pelo terreno e pelo sensor. A imagem ortorretificada, resultado do processamento, apresenta maior acurácia, perspectiva ortogonal e maior capacidade para a utilização na construção de documentos cartográficos em escalas maiores.

Dentre os modelos disponíveis atualmente, o adotado foi o Modelo de Funções Racionais, para o qual se escolheu a metodologia de utilização dos coeficientes racionais disponibilizados pela agência distribuidora da imagem. Esses coeficientes alimentam o modelo de forma que seus valores representem, inconspicuamente, os fatores geomáticos e óticos associados a imagem a fim de corrigi-la. A escolha do modelo e metodologia baseou-se na acurácia oferecida e possibilidade de utilização dos dados disponíveis.


O algoritmo

O processamento da imagem bruta se dá através dos seguintes passos, responsáveis por relacionar pixeis da ortoimagem (imagem final) com pixeis da imagem bruta:






Consulte também:
Outras técnicas de Processamento de Imagem.
Registro de Imagens.