Veja como executar
uma Ortorretificação no SPRING.
A ortorretificação é um algoritmo de processamento de imagens que visa realizar uma série de correções geométricas 3D com o objetivo de alcançar o melhor aproveitamento da informação espacial obtida. Utilizando informações disponibilizadas pelos produtores das imagens (contidas no arquivo de RPCs) o algoritmo procura remover erros sistemáticos inerentes ao processo causadas pela plataforma, pelo terreno e pelo sensor. A imagem ortorretificada, resultado do processamento, apresenta maior acurácia, perspectiva ortogonal e maior capacidade para a utilização na construção de documentos cartográficos em escalas maiores.
Dentre os modelos disponíveis atualmente, o adotado foi o Modelo de Funções Racionais, para o qual se escolheu a metodologia de utilização dos coeficientes racionais disponibilizados pela agência distribuidora da imagem. Esses coeficientes alimentam o modelo de forma que seus valores representem, inconspicuamente, os fatores geomáticos e óticos associados a imagem a fim de corrigi-la. A escolha do modelo e metodologia baseou-se na acurácia oferecida e possibilidade de utilização dos dados disponíveis.
O algoritmo
O processamento da imagem bruta se dá através dos seguintes passos, responsáveis por relacionar pixeis da ortoimagem (imagem final) com pixeis da imagem bruta:
Determinar, primeiro, o retângulo envolvente da imagem final (ortoimagem) através de uma heurística baseada nos dados do arquivo de RPC, caso o usuário não tenha determinado uma explicitamente.
A partir de cada pixel da ortoimagem, determinar suas coordenadas geográficas, e através delas, determinar a altitude do pixel, interpolando no Modelo Numérico de Terreno de acordo com o método de interpolação selecionado pelo usuário.
Normalizar latitude, longitude e altitude para que os valores se adequem aos coeficientes. As equações de normalização se encontram abaixo:
onde
λ
representa
a latitude, φ
longitude,
h
altitude
e os coeficientes O
e
SF
são
retirados do arquivo de RPC.
Aplicar latitude, longitude e altitude normalizadas nas equações polinomiais racionais, a fim de determinar os pixeis (realizando outra interpolação determinada pelo usuário) da imagem bruta o qual correspondem corretamente aquelas coordenadas geográficas. Nesse passo são reduzidos ou eliminados os erros sistemáticos. As equações se encontram abaixo:
onde os coeficientes a, b, c e d são os coeficientes do polinômio racional vindos do arquivo de RPC. Os arquivos de RPC não distribuem coeficientes para i+j+k > 3.
Consulte também:
Outras técnicas de Processamento de Imagem.
Registro de Imagens.