Spring > Português > Suporte > FAQ

FAQ

Perguntas e Respostas sobre:


1 - Aplicativo SPRING
  • O Sistema de Ajuda On-line não carrega e encerra o aplicativo...
    R. O sistema de Ajuda, escrito em HTML, utiliza o Internet Explorer da Microsoft para visualizar a documentação do sistema. Mesmo que você utilize outro navegador, instale o Explorer. Independentemente do navegador, o Ajuda pode ser acessado manualmente ao abrir qualquer arquivo *.htm que está debaixo de C:\Arquivos_de_Programas\Spring\helpport.

  • Como resolver o problema de queda do sistema em função do Kernell32.dll do Windows?
    R. Algumas versões mais antigas do Windows 95 precisam ter seu núcleo (kernell) atualizado em função do Spring ter sido complilado em versões mais novas. Basta dar download do arquivo Krnlupd.exe e executar em seu micro. Será necessário reinicializar seu micro em seguida.

  • Como criar um Plano de Informação em um projeto novo do Spring?
    R. Todo PI do SPRING teve estar associado a uma categoria do Banco de Dados. Assim é necessário que exista pelo pelos uma categoria (temática, numérica, cadastral, redes ou imagem) no banco ativo.

  • Como utilizar o formato ASCII para intercâmbio de dados?
    R. O SPRING exporta e importa dados no formato ASCII - INPE. Este formato pode ser editado por qualquer editor de texto através de uma sintaxe pré-definida, veja detalhes.

  • Como importar um "shapefile" do ArcView para o SPRING?
    R. O SPRING importa dados temáticos ou cadastrais no formato ASCII - INPE, que foram exportados do ArcView 3.0, através de um "script" em Avenue, veja detalhes.

  • Não consigo criar banco com gerenciador ORACLE na versão 3.3.
    R. O erro TNS-12154 significa que o Oracle não consegue se conectar com o banco de dados. A conexão pede um database que deve ser o mesmo que você configurou com o SQL-NET para acesso remoto. Deixe em branco se o acesso for para o banco local. Se você já fez isso, então, verifique se os parâmetros do database estão corretos: endereço da máquina remota, tipo de protocolo e o nome do banco.
2 - Aplicativo IMPIMA
  • Não consigo ler uma imagem TIFF que está no disquete!
    R. A versão Windows do Impima tem algum problema que ainda não foi resolvido, quando se deseja ler uma imagem a partir da raiz de qualquer dispositivo, seja o drive a:\ c:\ ou mesmo a partir da raiz de um CDROM. A solução é copiar o arquivo imagem para uma pasta qualquer, por exemplo: c:\imagens\ima1.tif.

  • A imagem GRIB criada pelo impima está com resolução inferior a da imagem Tiff original!
    R. Ao abrir uma imagem TIFF no IMPIMA o sistema solicita o valor da resolução em metros, que dependendo do número de linhas x colunas, fará com que a imagem seja reamostrada. Após selecionar a área a ser gravada NÃO ESQUEÇA de colocar valor 1 para Amostragem, para garantir que todos pixels da imagem serão gravados no arquivo GRIB.

Copyright © 1991-2006 SPRING - DPI/INPE