if (expressão)ou
instrução;
if (expressão)Pode ser facilmente imbricada para o teste de múltiplas condições, como se vê no exemplo seguinte:
instrução_1;
else
instrução_2;
if (expressão)Outro exemplo:
instrução_1;
else if (expressão)
instrução_2;
else
instrução_3;
void main(void)Notar a colocação das chaves alinhadas em cada bloco.
{
int x, y, z;...
if (x >= y) {
z = x;
...
}
else {
z = y;
...
}
...
}
expressão_1 ? expressão_2 : expressão_3;Tem como resultado o valor de expressão_2 ou de expressão_3 consoante o valor de expressão_1 for verdadeiro (!= 0) ou falso (== 0) respectivamente. Por exemplo, para colocar o máximo de dois valores numa variável podemos simplesmente escrever:
z = (a > b) ? a : b;que é perfeitamente equivalente a:
if (a > b)
z = a;
else
z = b;
switch (expressão) {Os items que aparecem em seguida à palavra case são valores constantes (não podem ser expressões nem variáveis). Se a expressão inicial coincidir com algum desses items executa-se a instrução que vem logo a seguir. Caso contrário, e se a palavra default estiver presente (não é obrigatório), passa-se a essa instrução; se não estiver presente passa-se à instrução que se segue à instrução switch. A palavra break (é uma instrução do C) faz com que se passe imediatamente à instrução que se segue à presente (a instrução que virá a seguir a esta instrução switch no programa). Se não estiver presente a execução continua para a instrução do próximo case, o que não é usual em outras linguagens. Podemos considerar o seguinte exemplo:
case item_1:
instrução_1;
break;
case item_2:
instrução_2;
break;
...
case item_n:
instrução_n;
break;
default:
instrução;
}
switch (letter) {Notar os 5 cinco primeiros casos (vogais), que conduzem à mesma instrução.
case 'A':
case 'E':
case 'I':
case 'O':
case 'U':
nr_de_vogais++;
break;
case ' ':
nr_de_espacos++;
break;
default:
nr_de_consoantes++;
}
2. Leia um valor inteiro entre 1 e 12 e assuma que esse valor representa um mês. Escreva o seu nome.
3. Leia três inteiros representando uma data (dia, mês e ano). Escreva, da mesma forma, a data do dia seguinte.
4. Leia dois números reais. Se o primeiro for maior escreva "Maior";
se for menor escreva "Menor" e se forem iguais escreva "Iguais".
Lista dos alunos que entregaram os programas do capitulo 2
Aluno
Altair Auricelia Carlos Augusto Decario Edson Takahashi Elenice Gerson Mota Jefferson Ancelmo Paulo Emidio Reginaldo Marcal Reinaldo Cunha Rodrigo Tavares Taila Teresa Tiago Barros |
Exercicio 1(Hexa->Decimal)
Hexadecimal Cap31 hexadecimal total.c Hexa-Dec exerc_1 hexa Hexa Ex1 HEXA p1 Hexa Hexa HEXDEC hexadec |
Exercicio 3 (dia seguinte)
mes_ano Cap33 diamais1 total.c data exerc_2 prox_dia trocadia Ex3 TROCADIA p3 TROCADIA Data DIAMESAN dataseg |
Exercicio 4 (maior, menor, =)
---------- Cap34 ---------- total.c Reais exerc_3 maior_menor_igual ---------- Ex4 MMI p4 MA_ME MaioMenorIgual MAIMEN maimenig |
[REV 8/98]