Arquitetura

A plataforma está baseada no conceito de serviços (SOA – Service Oriented Architecture), onde um serviço é uma funcionalidade independente, sem estado, que aceita uma ou mais requisições e retorna um ou mais resultados. Uma interface web é utilizada para administrar os serviços e para transferir tarefas para tais serviços que estão definidas em projetos.

Um projeto define de onde serão acessados os dados dinâmicos e estáticos através de servidores de dados. Análises são definidas fazendo uso de dados estáticos e dinâmicos que são processados com operadores espaciais da plataforma e uma linguagem de programação de fácil utilização. Nota-se que uma análise sempre produzirá novos dados dinâmicos para serem reutilizados. A visualização dos dados é definida para dados estáticos, dinâmicos e análises conforme mostra os relacionamentos com as interfaces na Figura abaixo. O alerta é definido a partir de dados dinâmicos que foram coletados ou resultados de análises que produzem notificações para serem enviadas a usuários.

A segunda interface web será utilizada pelo usuário final que terá acesso aos dados por uma interface gráfica. Esta interface web é identificada como “Módulo de Monitoramento” e será responsável por apresentar todos dados estáticos, dinâmicos, resultados de análises, alertas e dados tabulares associados.

Cada serviço realiza um conjunto de tarefas que se relacionam entre si. Os serviços podem ser executados localmente ou remotamente, sendo eles:

  • Serviço de Coleta : Responsável pela coleta dos dados ambientais disponibilizados por servidores de dados, buscando periodicamente dados ambientais. Caso sejam encontrados, tais dados são baixados e incluídos na base de dados do projeto. Os tipos de servidores de dados e sua localização são definidos através da interface web do módulo de administração.
  • Serviço de Interpolação : Responsável pela interpolação dos dados de PCD ou ocorrências coletados, produzindo novos dados matriciais dinamicamente gerados.
  • Serviço de Análise : Responsável pelo cruzamento entre dos dados ambientais (hidrometeorológicos) e dados estáticos. Uma análise configurada produzirá novos dados dinâmicos, seja geográficos ou tabulares. Os modelos de análises são desenvolvidos com a linguagem de programação Phyton mais operadores geográficos da TerraLib.
  • Serviço de Visualização : Responsável por publicar dados estáticos, dinâmicos ou resultados de análises no módulo de monitoramento. O serviço utiliza o Geoserver para criar as camadas a serem publidadas, juntamente com o estilo a ser apresentado.
  • Serviço de Alerta : Responsável pelo envio de mensagens e relatórios contendo informações a respeito das alterações nos níveis de risco detectados pelo serviço de análise. Os usuários devem se cadastrar como observadores das análises para receberem os relatórios de alteração, enviados através de correio eletrônico.

A Figura acima mostra ainda exemplo de alguns dados disponíveis em uma base de dados de um projeto. Note que há dados dinâmicos que são adquiridos pelo serviço de coleta, dados dinâmicos que são gerados pela plataforma como resultado de análises e dados dinâmicos disponíveis por outras tecnologias como radares, satélites ou outros bancos de dados que estão localmente na mesma rede de computadores onde está a plataforma TerraMA2. Parte dos dados dinâmicos coletados, como dados de PCD´s e ocorrências, devem ser armazenados em um banco espacial PostgreSQL+PostGIS.


Início | Download | Arquitetura | Documentos | Novidades | Aplicativo WEB | Modelos | Equipe | Contato


QR Code
QR Code arquitetura (generated for current page)