|
Apresentação
Estudos de modelagem da distribuição de espécies tornaram-se cada vez mais frequentes graças ao desenvolvimento de ferramentas computacionais para modelagem e aos Sistemas de Informação Geográfica (GIS) de acesso livre na internet.
Os requisitos básicos para a maioria dos experimentos de modelagem de distribuição de espécies são: possuir um número mínimo de dados geo-referenciados de ocorrência da espécie, e dados ambientais que devem estar relacionados à ocorrência da espécie, numa escala apropriada para a análise.
Para facilitar os projetos de pesquisa do grupo sobre modelagem de distribuição de espécies do INPE, uma base de dados foi sistematizada a partir das diferentes fontes de dados que normalmente devem ser acessadas e organizadas para o exercício da modelagem.
É importante salientar que a maioria dos dados, com exceção do HAND e da densidade de drenagem, não foram gerados pelo INPE, mas foram apenas organizados e recortados para que pudessem ser diretamente utilizados nos sistemas de informação geográfica do INPE (SPRING e TerraView) e nas principais ferramentas de modelagem de distribuição de espécies disponíveis (Bioclim, openModeller e Maxent).
Estes dados estão descritos em Descrição dos Dados disponíveis para Download.
|
|