AMBDATA
Site DPI
Grupo de Modelagem para Estudos da Biodiversidade
English Version

   Home
   Descrição dos Dados
      Origem/Fonte/Referência
      Extensão Geográfica/Escala
      Coordenadas/Datum/Formato
   Dados
      Dados Climáticos
      Índice de Walsh
      Mapa de Vegetação
      % Cobertura Arbórea - MODIS
      Mapa de Solos
      Altitude
      Declividade ou Gradiente
      Exposição ou Orientação
      Distância Vertical à Drenagem
      Densidade de Drenagem
      Unidades Administrativas
   Download
   Links Úteis
   Referências
   Equipe


Distância vertical à drenagem mais próxima

A distância vertical à drenagem mais próxima está relacionada indiretamente com a profundidade do lençol freático, que por sua vez, indica a disponibilidade da água do solo. Valores pequenos de distância vertical (próximos a zero) indicam regiões cujo lençol está próximo a superfície e portanto, o solo se encontra em condições próximas à saturação. Valores altos de distância vertical identificam regiões com lençol freático profundo, ou seja, áreas bem drenadas.

A grade de distância vertical extraída a partir do algoritmo HAND (Height Above the Nearest Drainage) é referente ao desnível ou seja, à distância vertical de cada ponto em relação à drenagem mais próxima (Rennó et al. 2008).

Este algoritmo considera o fluxo unidirecional para determinar o caminho preferencial da água no terreno até a drenagem mais próxima. Os valores das distâncias verticais extraídos a partir do HAND são computados a partir da topografia proveniente do Modelo Digital de Elevação (MDE) do The Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) (Rennó et al. 2008). Para a geração desta grade, é necessário definir-se a drenagem de referência que pode ser extraída automaticamente a partir do MDE. Deve-se definir um limiar referente à área de contribuição mínima a partir do qual inicia-se a drenagem (nascentes). Quanto maior o limiar, menor a densidade de drenagem, ou seja, considera-se, neste caso, apenas os cursos d'água principais (maior ordem). Limiares menores incluirão as drenagens menores, aumentando o detalhamento da rede de drenagem considerada.

O algoritmo HAND para o cálculo da distância vertical à drenagem mais próxima foi implementado na linguagem IDL e utiliza funções do software ENVI 4.7. Esta implementação encontra-se disponível em http://www.dpi.inpe.br/~camilo/hand.

Usuários de TerraView podem gerar mapa de distância vertical à drenagem mais próxima para outras áreas e resoluções, usando o TerraHidro disponível em http://www.dpi.inpe.br/~alexandre/hidro .

As grades de distância vertical geradas pelo HAND foram produzidas a partir dos dados SRTM, usando três limiares (50, 100 e 500 pixels), sendo os valores expressos em metros.


-