Você está aqui: Página Inicial > Áreas de Atuação > Processamento de Imagens

A área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto está focada no aprimoramento e desenvolvimento de novos métodos de integração, processamento e análise de dados de sensoriamento remoto oriundos de diferentes fontes.

Estes métodos envolvem principalmente algoritmos de registro automático, fusão de dados, segmentação, seleção de atributos, classificação, e técnicas de mineração de dados.

O grupo está também envolvido no desenvolvimento de técnicas de processamento paralelo baseado em placas gráficas para otimização de algoritmos de processamento digital de imagens.

Desenvolvimento de métodos de simulação e avaliação de sensores óticos e de radar de novas missões espaciais faz parte também das atividades de pesquisa e desenvolvimento do grupo.


Duas sub-áreas de Processamento de Imagens Digitais são estudadas em detalhes:


1. Processamento de Imagens de Radar: Radares de Abertura Sintética produzem imagens que tem aplicação complementar às imagens óticas pois são obtidas em praticamente qualquer condição atmosférica, mas tem particularidades estatísticas que devem ser tratadas de forma especial.

2. Geo-saúde: Refere-se ao uso de imagens de sensoriamento remoto e seu uso em conjunto com técnicas geo-estatísticas para modelagem epidemiológica.


Os resultados de PD&I do grupo de trabalho na área de processamento de imagens estão materializadas em publicações, algoritmos e produtos tecnológicos de inovação tais como o GeoDMA, InterIMAGE e GEOSCHISTO.